sábado, 28 de agosto de 2010

ASSIM NO CAMPO COMO NA VIDA...


ASSIM NO CAMPO COMO NA VIDA...



         A partida de futebol começou... E foi dada a partida da vida, no momento de sua concepção. Você foi escalado para o jogo, e agora entra em campo confiante, disposto a dar de si seu melhor. A vida de uma criancinha é assim: ela simplesmente vive o agora, o seu melhor: espontânea, vivaz, amorosa, disposta a brincar com todos e com tudo, simplesmente em atitude de pura confiança e singeleza... Ela é a própria esperança nas suas ações cotidianas, pois ela faz bem o seu dever: ela brinca com a bola, brinca com os anjos, mas sobretudo sonha...!

         Mas agora não é hora de sonhar: é hora de driblar, de passar a bola, de velozmente “sacar” a estratégia de jogo a cada instante. Você está no domínio da bola, e aí vem já o adversário: que fazer? Continuar driblando e driblando e intentar sozinho a meta do gol? Ou dar aquele belo passe para o Ronaldinho que já se posicionou e agora chega perto da grande área? A escolha é sempre nossa. – Nas nossas partidas, temos necessariamente que caminhar, ou melhor, jogar, com nossas próprias pernas... Temos que ter a independência em cada ação, pensamento, intenção... Mas também, como no futebol, ganhar o jogo depende fundamentalmente do espírito de equipe. Exatamente como na vida: Somos uma família, somos por assim dizer, um só com nossos filhos, esposo (as), pais, irmãos, sobrinhos... E precisamos pensar como sendo todos os integrantes parceiros, companheiros de equipe para a Grande Partida do jogo da vida!

         Uma andorinha sozinha não faz o verão mas todo o time de futebol, como nossa família, nossa sociedade, nosso mundo, unidos e em harmonia, todos respeitando sua própria individualidade mas ao mesmo tempo contando e se fazendo contar por todo mundo, podemos fazer muitos gols...de placa, de bicicleta, de cabeça... Quando emplacamos nosso aprendizado e carreira, quando forçamos nossos músculos na corrida em campo, quando mergulhamos de cabeça no instante do agora onde se desenrola mais uma etapa de vida, mais uma partida – que precisa ser toda inteira – no futebol de nossa arte, de nossa perspicácia, de nossa perseverança para nossas metas intermediárias da vida.

         Para alcançarmos um gol, precisamos vencer barreira por barreira: vencer a nós mesmos, nos superando sempre, traçar instantâneas estratégias em colaboração com os demais companheiros, nossos colegas de equipes da jornada vivencial; superarmos nossas dúvidas, concorrer conosco mesmos e nos engrandecer em Fé, Coragem, raça... Muita raça! É preciso para chegar ao gol passar por inúmeros adversários, aumentar nosso discernimento, chutar com precisão... Manter sempre o entusiasmo e a convicção de que podemos, sim, e que podemos cada vez mais.

 Na vida, é a mesma coisa: Os problemas, as condições adversas, os desafios de autosuperação e autoreprogramação são imprescindíveis ferramentas para nos aprimorar, para nos capacitar a andar para frente, para consecutarmos nossos objetivos de curto, médio e longo prazo: o gol de nossa própria vitória individual, respaldada sempre pela vitória de todo o nosso time... Que depende de nós como dependemos deles... Para vencer a partida. Para culminarmos com êxito nosso jogo existencial e alcançarmos a plenitude dos céus, sentir o incomparável gostinho do dever cumprido em nossa existência, para saborearmos e comemorarmos a vitória de nossa vida, bem vivida, bem “jogada”, de forma sempre mutável e dinâmica tal como o movimento de uma partida de futebol...

         Até que vem o intervalo do jogo. Do travesseiro, do sono. E também o momento de pararmos, divertimo-nos, mas, sobretudo, pensar com reflexão o que fizemos, como foi o jogo até aqui, e o que podemos de nós melhorar, qual será a nossa nova estratégia para jogar!

         Não permita que a vida, ou as circunstancias dela te joguem para escanteio. Saiba que o homem ou a mulher não é produto das circunstancias, mas que é o próprio homem ou mulher que faz, que cria e recria, que encena, que entabula, que provoca, que ata e desata as circunstancias!

         Ao bater um pênalti, pense antes em como é importante a concentração em tudo o que façamos: a concentração no trabalho, no lazer, no estudo, nas nossas metas; a concentração na atenção que possamos oferecer a quem de nós necessita de um ouvido compassivo, a atenção principalmente em viver no momento presente, olvidando o passado – que já era, tipo a bola na trave, e sem preocupações com o final do jogo, porque o que importa é jogar cada lance com maestria, totalmente presente em  cada instante...e o gol virá! E seus objetivos de pai, mãe, irmão, esposo(a), amigos... se concretizarão. O êxito em seus negócios e amores se fará desde o momento em que você dominar a sua própria bola vivencial, isto é, quando você decidir de uma vez por todas que é um ser social, singular, especial, competente, mas, primordialmente, um ser único, independente!

 O que queremos dizer aqui é que a sua felicidade, o seu bem-estar, o seu jogo sempre interativo com o mundo, tudo deve estar apenas em você mesmo! Sua felicidade não pode estar fora de campo, fora de si, com algo ou com alguém, ela reside perenemente no centro do coração de sua alma. Portanto, não passe a bola outorgando ao outro o que é de sua competência realizar ou delegando à “circunstancias”, situações ou posses, a sua própria felicidade enquanto pessoa, enquanto uma alma que aqui está na matéria jogando a peleja da vida.

         Porque no time da vida todos somos artilheiros. E também somos em nós mesmos, goleiros: Não podemos deixar a bola passar, isto é, precisamos estar atentos e inteiros às oportunidades que a vida nos oferece – alguns as chamam de destino – e saber aproveitá-las a tempo e a hora. Como no futebol. Em muitos momentos temos várias e várias oportunidades com a bola; mas chega um instante... No final do primeiro tempo ou no finalzinho do jogo... Que a oportunidade para gol é única: Você precisa aproveitar e muito bem essa chance: É agora ou agora! Você deve assumir o risco calculado de um novo negócio. Estudar para passar num concurso. Dizer o que seu coração sente: Eu te amo! – E, decididamente, como um gol de cabeça, apostar toda a sua alma nos seus relacionamentos... Sabendo no entanto que tudo depende de você: o próprio relacionamento, o casamento, o emprego, o negócio, o ideal, o sonho... A concretização de suas virtudes no campo da vida.

         E a torcida? Ela é muito importante para o jogo de futebol e seus times. Saiba que muitas pessoas que te amam ou que simplesmente te são parceiras no aprendizado da vida, ao modo delas, torcem por você. Por seu êxito. Por seu sucesso. Por sua felicidade. Torça também por elas! Torça pela felicidade de sua família sem exceção, includentemente! Torça por sua empresa, por seu patrão, por seus funcionários, por seus filhos e também na figura de todos aqueles que devem ser tratados como filhos... Ou irmãos!

Torça pelo seu time e pulse amor em seu coração com todo o vigor para aquele que começa a sua partida agora. Torça pela vida! Torça pela grande façanha da arte do futebol de suas relações... Torça pelo Vasco, pelo Flamengo, pelo América... Ou pela bola. E muito pelo Brasil!  Mas lembre-se: antes torça muito, mas muito mesmo por um grande astro do futebol da vida: você mesmo!

         Durante a partida, numa certa jogada, você pode se machucar ou machucar alguém. Assim acontece também com nossos amigos e semelhantes. Eventualmente eles o machucarão - voluntária ou involuntariamente - mas você precisará perdoá-los ou pedir perdão; compreende-los, relevá-los, buscar na próxima jogada um pouco mais de perfeição.

 O sofrimento faz parte do jogo e no jogo da vida representa uma oportunidade valiosa da famosa “paradinha” para reflexão, repensamento, redirecionamento, recomeço e autosuperação. O sofrimento nos faz assim, crescer. Como no jogo: o ir além de si mesmo, testando e superando seus limites faz parte de um “sofrimento” passageiro, embora necessário, para um final feliz de partida. No futebol, nos esportes, na nossa jornada pela estrada da arte de nossa vida, vamos ganhando sabedoria e perdendo ignorância. Tudo faz parte. Sucessos e fracassos. Chegadas e partidas. Cair e levantar. E ai de nós se assim não fosse... Quando perdemos uma bola somamos no nosso repertório do saber mais um recurso, quando perdemos algo ou alguém é preciso saber que já cumpriram o papel existencial conosco. E que o Altíssimo tem felizes e melhores planos em novos caminhos para nós e para eles. Mas que sempre, invariavelmente sempre, haveremos de reencontrar um dia a quem tanto amamos... Porque o Juiz Supremo nos proporcionou uma... Substituição. Agora, jogaremos com outros parceiros... Que inexoravelmente aparecerão!

         É... O jogo para quem joga e para quem torce passa rapidinho. Tudo como na vida: passa tudo, tudo passa, passa os passes, passa o gol, passa a bola, passa a feiúra, passa a beleza física, passa a dor e a alegria... Passa a vida, passa a morte, passa a oportunidade e a sorte... Tudo passa... Mas, o que não passa? - Deus não passa. Nós passamos para outro time nas estrelas; mas voltamos, vamos de novo, dessa vez o jogo é mais sério, mais consciente...

Reze por todos. Pelos parceiros. Pelo adversário... Sim! Pelos adversários na vida! Jesus não disse? - “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?” – Sim, mas como no futebol, como em todos os esportes, como na luta pessoal e profissional na lide da vida, tudo, tudo precisa de treinamento. Não só o treinamento físico, mas também o  treinamento emocional, psicológico e espiritual... O condicionamento para se jogar bem o futebol da galera. O treinamento de nossas virtudes, treinando a honestidade para consigo próprio, a paciência, o relevar, a persistência, a tolerância, a dedicação, a nobreza de ideais... O próprio amor: tudo precisa de treinamento diário, como no nosso cotidiano se treina amar o próximo.

 Mas não é fácil. Quando não dá – e muitas vezes isto acontece – podemos começar nosso treino principiando com o respeito. Respeito ao modo de ser de cada irmão, respeito às diferenças de credo, de situação econômico-social, de raça, respeito pelos torcedores dos outros times... Mas se não é fácil também nada é tão difícil assim quando vamos à luta e tentamos, sinceramente intentamos, decidimos fazer.  E assim nos superamos. E vamos ficando cada vez mais aptos, mais capazes, e mesmo mais vivos!

         Que em tua partida haja sempre a colaboração e a paz do silencio interior estratégico reflexivo.

Que em tua vida haja sempre muito amor, amor por todos teus entes queridos e para aqueles jogadores que não conheces... Na forma de harmonia, de paz, de generosidade, de gentileza... Na inteireza do infinito de teu ser.

         Que durante a tua partida você faça muitos gols... Milhares deles no decorrer de teu Campeonato. E que possas, assim no campo como na vida, exatamente como no futebol onde nem sempre se ganha o jogo, mas, sobretudo, que possas ganhar o pleno êxito de tua jornada na Terra. E poder dizer a si mesmo no final da partida, na reta final da existência: Valeu meu Deus! Tudo valeu a pena!

E quando o Grande Árbitro tocar o apito final, sorrirás satisfeito e feliz com tua alma por ver o teu dever, a tua missão cumprida. Não com perfeição pois ainda estamos na conquista dela, mas pelo que pudeste fazer ou não de tua vida.  Por fim tereis a recompensa que é dada aos bons e justos: A tua Taça de Campeão. A Tua Taça de Eternidade. O teu encontro com o Supremo Juiz, na liga de futebol da Confederação dos Céus... O teu encontro com Deus, com o amado Jesus que te espera de braços abertos para comemorar a tua vitória; pois na tua vida, em teu campeonato, apesar de tantos tropeços e desafios, conseguistes jogar, e jogar bem, afinal.


E é Gol!  Goooooooooooooooooollll !!!
Vivaaaaaa o Time de Tua Vidaaaaa!!! Goooooooooooooooooooooooooooooolll!!!


Rs, rs, rs...

E até a próxima partida...




Ivanildo Falcão da Gama – Caldas Novas (GO), 14 de maio de 2010.







Dedico essa reflexão a você que meditou nessas linhas mostrando para si mesmo que és um grande e imprescindível jogador (a) na peleja da vida, mas sobretudo  alguém que nasceu para vencer, para amar e ser amado, conquistando assim todos os legítimos sonhos de sua vida, fazendo os gols de teu sucesso na Fé, na Alegria e no Amor pela Vida!


Teu Amigo,

Vando.







[Vando: emamoreluz@gmail.com – www.supraconsciencia.blogspot.com ]

ALQUIMIA


ALQUIMIA


A verdadeira alquimia se processa no interior do ser.
A transformação do chumbo em ouro significa a transformação de nossos defeitos, nossas imperfeições, nossas falhas, em novos acertos, perfeições e aprendizado constante rumo ao burilamento de nosso ego personalidade, nossa consciência anímica e a expansão gradual de nosso Mental Superior.
Alquimia do ego significa estar acima dele, abandonando-o em favor de nosso Eu Imortal, nosso Eu Sou, nosso infinito em eternidade e amor.
A alquimia das trevas se transmuta em luz, luz de discernimento, luz que nos indica o Caminho para o alto de nossa montanha Crística.
Que possamos alquimizar mágoas e ressentimentos em perdão e altruístas comprometimentos.
Que possamos alquimizar lágrimas em sorrisos de reconhecimento e gratidão das imensas dádivas que nos são ofertadas no nosso cotidiano; que essas lágrimas sejam alquimizadas para compor um lindo diadema de diamantes concernentes às virtudes praticadas e adquiridas em grau sempre ascendente e permanentes.
Que possamos alquimizar em nós a correria do mundo, a confusão generalizada, em momentos de serenidade e silencio, em ricos instantes de reflexão que nos permite ouvir a voz de Deus em nossa consciência.
Alquimizar a indiferença egóica em inclusão social, familiar e planetária em ação e sentimento cujo poder de reerguer e transformar cada ser que de nós se acerca pelas portas de nossa percepção se torne invisível porém efetivo como potencialidade no cultivo de novas sementes planetárias e cósmicas.
Alquimizar a ignorância em conhecimento espiritual, proporcionando através de nosso silente exemplo as oportunidades de elevação e crescimento daqueles que nos estão mais próximos na humildade e inteireza de nosso Ser.
Alquimizar as prisões conceituais e as limitações em liberdade de espírito, em pensar autônomo e independente, em sentimentos sublimes, em empreendorismo sempre positivo, afastando de nossa mente todo e qualquer pensamento restritivo ou negativo, tendo sempre a certeza de que podemos muito mais, a certeza de que somos Filhos de Deus e que, portanto, tudo se nos torna possível quando combatemos a nossa inércia e nos lançamos à ação respaldada pelos sinceros desejos do coração.
Assim, alquimizar significa transgredir nossos estreitos limites em expansão consciencial, em autosuperação e autoconhecimento, alargar gradativa e sistematicamente a nossa capacidade de amar, perdoar, relevar, reconsiderar, aprender todos os dias e momentos através da ação exterior em concomitante observação de nosso comportamento interior que assim pode driblar a dualidade de nossa vida conduzindo-nos à unicidade com o todo, com Deus, na fraternidade imprescindível com todos os seres que conosco compartilham o universo.
A alquimia maior consiste em transmutar a nossa consciência comezinha em incursões pelas realidades interdimensionais superiores no reino dos céus, do amor incondicional, da realização de todos no infinito de cada Um.



Ivanildo Falcão da Gama

[Vando: emamoreluz@gmail.com – www.supraconsciencia.blogspot.com ]
07.04.2010.
Tags:

ÀS VEZES...



ÀS VEZES...

Às vezes é necessário dar um tempo,
Para esquivarmo-nos dos pensamentos-pré-conceitos contratempos...
Nos refugiar no tesouro do silencio,
Tragar novas essências do conhecimento e da auto-descoberta.
Mantermo-nos com serenidade, alertas.
E começar a buscar cotidianamente algo novo nas nossas vidas.

Às vezes, na morte do ego em vida encontramos o oceano do Grande Vazio
Que é onipresente e preenchido pelas multi-vibrações do Cosmos.
Que nos traz amor, amor incondicional por todos,
E nos guia por frescas veredas,
Dentro de nossa própria natureza.

Às vezes podemos ver no desabrochar de uma única flor,
O poder de incendiar em louvor
 Todo o Universo. Que Pode nos conduzir a novas e ricas aventuras
E, assim, nos fazer conscientes Jardineiros da Existência, auto herdeiros da uma Nova Era
Na premência do desabar da velha Terra
Para o Novo Mundo que já se inicia.

Às vezes, senão sempre, precisamos utilizar o colar de preciosas virtudes,
Conquistadas, recém-adquiridas ou a conquistar
 Para minimizar o sofrer
De uma multidão em uma só pessoa, de uma só pessoa na multidão
Através da libertação da alma que pura, concede o perdão.

Às vezes precisamos nos desapegar
O tempo necessário, de coisas, situações ou pessoas que nos são caros.
Para depois em mutante momento,
Reconstruirmos em arco-íris uma novíssima casa, com novos moldes de relacionamentos, em firmes alicerces nos construtos da tolerância e da compaixão.
No amor alegremente posto em ação
Na estrada nossa de cada dia.

Às vezes precisamos: parar, silenciar, orar, refletir, reexaminar, renunciar, relativizar, rever, remexer, retorcer, reconsiderar, repensar, reconciliar, re-escalonar, ressignificar nossa vida,
Re-estabelecer, retomar, reparar novamente, redirecionar nossos passos... Reviver!!!
E nos inundar de Esperança na plena confiança
De que tudo é possível quando somos os olhos e as mãos de Deus.
 Saber que o melhor já virá,
De que a tormenta momentânea passará,
De que nosso Amor Maior
- Nosso Único Deus-
Nos aliviará das mazelas do mundo, nos salvará,
Conduzindo-nos para novos horizontes de Luz,
Na Meta que nos induz,
Para o eterno sagrado coração e mente, como linda estrela, brilhar.
 E irradiar um perene, belo e desinteressado sorriso que muitas vezes
Pode enfunar as velas de nosso barco, pode com o outro nos libertar
Pode salvar vidas perdidas reconduzindo-as ao aconchego santo do Lar.

Às vezes, mas sempre, somos divinamente chamados
Para do sono imemorial da inconsciência despertar,
Para ao nosso plano de vida voltar
E com cada irmão alegremente somar,
No mais das vezes, impessoalmente e com força:
Servir e Amar! Servir e Amar! Servir e Amar!


Ivanildo Falcão da Gama –

É COM TODO O PRAZER


É COM TODO O PRAZER


É com todo o prazer,
Que me disponho a me dizer,
Que em tudo e por tudo que doravante possa fazer,
Será feito prazerosa e amorosamente,
Trazendo para dentro de nosso ser,
A alegria e a ventura,
Do bem servir,
Do bem fazer.

E no silente recanto da consciência que se abre em leque para a vida,
A essência do universo,
Ofereço a você esses versos,
Para que em votos não tão secretos,
Possamos avançar um pouco mais,
Na superação de limites mentais e espirituais,
Na superação de limites emocionais
Na superação de nosso pequenino ego
Que pensa pequeno,
E olha só para si mesmo.

É com todo o prazer
Que me disponho hoje a esquecer
Querelas vãs,
Ofensas ou mágoas,
Perdoando a mim mesmo,
E perdoando a todos que passaram por minha vida.
De forma amorosa,
Que representa o verdadeiro prazer, o prazer da consciente liberdade,
De se reviver ressignificando o autoconhecer,
Na manhã de uma nova instancia,
Na estrada da persistência e constancia,
À busca da Luz
Que deve iluminar todo o nosso ser,
Todo o nosso pensar, sentir e querer.

É com todo o prazer
Que abandono aqui
O velho homem,
As velhas superstições,
Os velhos e extenuantes limites,
Sabendo que eu e você
Podemos sempre mais, ser.
Autosuperarmo-nos e realizar
Expandindo nossos horizontes e ultrapassando condicionamentos
Adquiridos de forma inconsciente,
Imantando a nós mesmos com a irradiação de nosso Espírito,
Presente em nossa personalidade,
Onipresente como Deus,
Porque Deus
É
Em Mim
E em você.


Vando

Na vida...


Na vida...

Na vida, cada esquina do tempo no nosso espaço
É uma admirável incerteza
Que assim nos pode desvelar o desconhecido,
Permitindo-nos ultrapassar as fronteiras
De nosso ainda limitado conhecimento
Até que nosso superior discernimento
Nos conduza ao encontro do infinito portal do Reino de Amor e Luz!

Na vida, o que é realmente certo, é o instante...
Os segundos eternos no infindável devir de todos os acontecimentos...
Que neste mundo não tem fim
E que cabe se viver intensamente:
A ti, a mim...

Na vida, todos os textos do mundo e do drama humano
Podem ser re-escritos e aperfeiçoados
Com a Luz da Alma sempre presente
Na consciência de quem melhor ama e se sente.

Na vida a capacidade de autosuperação
E autoconhecimento, e gratidão
 Se torna comunhão,
Com o divino dentro de nós.
Quando alicerçamos nosso perdão ao modo de nosso ser,
Quando assim tornamos imediatamente automático o ato de perdoar,
Consequentemente ampliando as fronteiras do nosso amar! E do nosso sublime ato de com o melhor de nós, como a ternura de uma estrela, doar!
Porque assim nos libertamos e vamos para a Luz,
Para o todo amorável Seio do Amor,
 Amor que cria e rege todo o universo, que controla a órbita dos átomos e das galáxias...
E que une fraternalmente todos os seres...
Amor que a tudo vence, que a todos consente,
E que nos impulsiona para o mais secreto de nós mesmos:
Nossa alma imortal que está bem perto de nós, tão acessível como a respiração...
E a sístole e diástole de nosso coração.
Para com o poder do amor-sabedoria possamos nos direcionar
 Aos páramos da consciência silenciosa que pode vislumbrar os céus,
O céu do amado Mestre Jesus, que é imaculada Luz
Como todos nós somos Luz!
E que em rede cósmica e toda abrangente
Podemos nos saber unidos a todos os Seres de Luz...

Na vida é importante nos libertarmos:
Do egoísmo, dos preconceitos
De idéias petrificadas por visão coletiva,
Do apego material, afetivo, sensorial.
Dos vícios físicos, psicológicos, anímicos...
De sentimentos ilusórios de posse,
Porque ‘tudo é nosso e nada nos pertence’.


Na vida devemos nos libertar do mundano-todo-ilusório-encantado e caminhar para a Liberdade da Felicidade integral
 Da vivencia plena do Real.

Na vida é preciso nos libertar de crenças tão antigas, limitadas e limitantes,
Evoluir e abrir nos portais de nossa alma caminhos para o novo,
O sempre novo no horizonte do agora de cada instante!

Vivenciando a sincronicidade tempo-espaço
Que, como interdimensional portal
Nos traz a luz de novas vivências, novos relacionamentos, novos conhecimentos
 Para novos tempos... Que já são chegados!
Para a nova consciência transcendental
Da nova e fundamental
Visão do porvir...:
Quando nos deixamos consciente e simplesmente fluir, suavemente ir
Pelas estradas das incertezas da vida!
Sabendo que cada momento é rico, é único,
Que cada um de nós somos pérolas insubstituíveis,
Do grande colar de Deus...
Que cada convergência de nosso espaço é vital
Para nossos aprendizados!
Dentro do vórtice-cíclico espiral da evolução
Que sempre nos dá novas e todas as chances de ascensão.
Que ilumina nosso destino,
E nos conduz à nossa interior catedral
De puríssima luz
Crística, Cósmica, Angélica, Humana luz,
Pura luz celestial!
Para podermos orar
Orar a suprema oração.
E assim voar
Para o infinito de nós mesmos na Eternidade do Altíssimo
Que é todo Glória e Beleza,
Na magistral certeza
De que somos todos irmãos,
De que somos eternos!
De que somos Um com Deus!

Na vida... Tudo se torna possível,
Desde o incognoscível
Até uma semente de maçã...
Na vida sã
De quem se vê e se sabe...
Filho da Luz, e portanto...
Magnífico herdeiro
De Deus.


Ivanildo Falcão da Gama


“Se dás um passo em direção a Deus, Deus dá mil passos em tua direção.” - Adágio popular.

NO SILÊNCIO...

 
NO SILÊNCIO...


No silencio que a tudo contém,
Dentro de uma Alma que está aqui e no além
Permeando todo o Universo,
Mergulho na profundeza de meu Ser,
E arrisco assim
A desvelar na noite uma constelação,
De pura harmonia
Na sintonia sideral...
Cósmica,
Celestial.
No mais sutil recôndito de cada um de nós,
Do âmago do vazio que é todo plenitude,
Se navegarmos com a Mente,
Podemos apreender o Coração cósmico que tudo sente,
Interconectado com o coração de nossa alma
Na santa e inestimável calma
De alguém que, dentro do mundo
Também está fora dele,
Em estado de vigília permanente,
Quando de Deus assim, imanente,
Se nos alcança todo o Ser,
Neste nosso indelével viver,
Como uma ventania
Ou como a calmaria
Que em nós mesmos encontramos latente
Na união holística infinita,
Donde um dia chegaremos.
No silencio tudo está
No vazio tudo se cabe,
No silencio voltará
A lembrança transcendente,
De quem somos nós!
De quem é que verdadeiramente sente,
O esplendor de um nada,
Na imensidão da longa estrada.
No silencio posso encontrar-Te, posso me saber mais
Posso compreender o incompreensível, posso navegar no Amor
Que é pura Luz, na sabedoria da humildade que se sabe,
Unido às estrelas,
Unido a todos os seres...
Em comunhão suprema:
Sendo Um com Deus,
Na solidão musical do silencio,
Que a tudo vê, e que tudo pode saber,
Que a todos incondicionalmente ama
E que clama:
Eu te amo, meu Deus!
Porque minha alma por Ti reclama a vivência do éden interior integral,
De um amor multidimensional no espaço todo silente,
Terreal, celestial... Donde em Mim e na Tua criação e infinitamente além dela...
Tu estais oh meu Deus!

Ivanildo Falcão da Gama - Caldas Novas, (GO), 15 de maio de 2010.

O POETA


  O POETA
O poeta expõe sua alma,
Passada a limpo
Ao público que se identifica
Com as veias
Do sangue
Ou do mel
Das suas palavras.

O poeta se desnuda para a multidão
Que sorve
As aventuras e desventuras
Das máscaras ou das caras limpas
Das nuances
De suas esperanças
E da análise gorgeante
De suas novas, infantes
Palavras soltas ao vento.

O poeta sangra seus versos
Na pauta de seus dias
Que são assim tão iguais
Na experiência costumeira
Das rimas rendeiras
Da vivência da dor
Que na cansada rima do amor
Dizendo de si,
Acaba por dizer
De todo mundo...

O poeta num átimo de segundo,
Expõe seu coração
Para dos homens o mais vagabundo
Ao mais eminente do ser
Na sua espiritual alimentação,
No seu doce
 Ou amargo
padecer
Para assim parecer
Que não liga para a gramática,
Da vida que também  é a sua...
Totalmente nua
Na sua alma
Enigmática, enigmática...



Vando